Festa Literária Internacional de Paraty

A cidade histórica de Paraty se torna hoje palco para um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).


Em sua 12ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com convidados nacionais e internacionais.

Sendo que nesta edição, o evento, que acontece até o dia 03 de agosto, irá homenagear o renomado escritor, jornalista, desenhista, humorista, dramaturgo e tradutor carioca, Millôr Fernandes.

Convidados

Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação mais de 40 autores, ilustradores, jornalistas, atores, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas na tradicional Tenda dos Autores.


O evento contará com cerca de 20 mesas de debates, nas quais serão discutidos os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, o humor, o cinema, a poesia, o pensamento indígena e a crítica ao poder, além de muitos outros, sob a curadoria do jornalista Paulo Werneck.

Entre os convidados internacionais estará o jornalista e ensaísta norte-americano Andrew Solomon, a escritora neozelandesa nascida no Canadá, Eleanor Catton, a autora e jornalista argentina Graciela Mochkofsky, o escritor suíço Joël Dicker e o autor russo Vladímir Sorókin.

Assim como o escritor português Almeida Faria, o autor, editor e tradutor britânico Daniel Hahn, o escritor e crítico argentino Damián Tabarovsky, a ensaísta americana de origem turca Elif Batuman, o escritor e jornalista francês Mathieu Lindon e o advogado, jornalista e autor Glenn Greenwald.

Já entre os convidados nacionais estará a autora e jornalista Eliane Brum, o jornalista, publicitário e escritor Leo Cunha, a atriz e escritora Fernanda Torres, a cantora Gal Costa, que participa do show de abertura do evento, e os humoristas Hubert Aranha e Reinaldo Figueiredo, além de muitos outros.

As mesas da programação principal da Flip serão transmitidas ao vivo na Tenda do Telão e pelo streaming do site oficial do evento. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube e pelo Twitter.

FlipMais

Além da Flip, a cidade fluminense de Paraty também abriga uma série de eventos paralelos a festa literária, como a tradicional FlipMais, realizada na Casa da Cultura, entre os dias 31 de julho a 2 de agosto. O evento contará com mesas literárias, shows, apresentações artísticas e exibição de filmes.

Há também a Flipinha, evento destinado ao público infantil, que ocorre entre os dias 29 de julho a 3 de agosto, e conta com a presença de renomados escritores e ilustradores da literatura infantil e juvenil, como o autor, ilustrador e dramaturgo, Roger Mello, vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen de 2014.

Sem falar na FlipZona, a “ala jovem” da Flip, uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura nos jovens por meio das novas mídias.

Confira a programação completa do evento no site oficial da Flip.

0 Comments:

Postar um comentário