Prêmio Nebula 2023

A Associação de Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América (SFWA) anunciou em uma conferência, no dia 14 de maio, os vencedores da 58ª edição do Prêmio Nebula. 


Considerado um dos mais importantes prêmio do gênero, o Nebula é concedido todos os anos pela Science Fiction and Fantasy Writers of America (SFWA), uma organização criada em 1965 pelo autor, editor e critico Damon Knight, cujos mais de dois mil membros são encarregados de escolher as obras de maior destaque nos gêneros de fantasia e ficção científica publicadas, no ano anterior, nos EUA, que são apresentadas durante uma cerimônia de premiação transmitida ao vivo no youtube.

Sendo que o grande vencedor deste ano, na categoria romance, foi também o vencedor do prêmio Locus 2023 na categoria fantasia, o épico “Babel”, uma história arcana da revolução dos tradutores de Oxford. O mais novo livro da autora best-seller sino-americana R. F. Kuang, também criadora da premiada trilogia “The Poppy War”, está previsto para ser publicado em fevereiro de 2024 no país pela editora Intrínseca.


Em 1828, o jovem órfão Robin Swift é levado a Londres pelo misterioso Professor Lovell, onde ele é treinado durante anos em preparação para o seu ingresso no prestigiado Instituto Real de Tradução da Universidade de Oxford, também conhecido como Babel, o centro mundial de tradução e, mais importante, de magia. 

No início, Robin vê Oxford como uma utopia dedicada à busca do conhecimento, cuja arte de manifestar o significado perdido na tradução usando barras de prata encantadas tornou os britânicos incomparáveis ​​em poder. Mas aos poucos ele percebe que o conhecimento obedece ao poder e serve à busca do Império pela colonização, assim como um menino chinês criado na Grã-Bretanha, servir a Babel significa trair sua pátria, especialmente, quando a Grã-Bretanha decide travar uma guerra injusta com a China por causa da prata e do ópio.

Para aqueles que estão curiosos a respeito, dos 58 livros vencedores da categoria principal do Prêmio Nebula apenas 22 foram publicados no país, até o momento. Entre eles estão Duna de Frank Herbert, Flores para Algernon de Daniel Keyes, Babel-17 de Samuel R. Delany, A Mão Esquerda da Escuridão de Ursula K. Le Guin, Os Próprios Deuses de Isaac Asimov, Encontro com Rama de Arthur C. Clarke, Os Despossuídos de Ursula K. Le Guin, Guerra Sem Fim de Joe Haldeman, As Fontes do Paraíso de Arthur C. Clarke, e Neuromancer de William Gibson. 

Assim como Ender’s Game: O Jogo do Exterminador de Orson Scott Card, O Orador dos Mortos de Orson Scott Card, Tehanu: O Nome da Estrela de Ursula K. Le Guin, O Livro do Juízo Final de Connie Willis, A Parábola dos Talentos de Octavia E. Butler, Deuses Americanos de Neil Gaiman, Associação Judaica de Polícia de Michael Chabon, Justiça Ancilar de Ann Leckie, Aniquilação de Jeff VanderMeer, Enraizados de Naomi Novik, Todos os Pássaros no Céu de Charlie Jane Anders, e O Céu de Pedra de N. K. Jemisin. 

Confira a lista completa de finalistas e vencedores do Prêmio Nebula em seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário