Capítulo 2023

Chegou, finalmente, o momento de dizer adeus a 2023, um ano marcado por grandes expectativas e muitos dissabores, além de mudanças climáticas insanas. Mas, ao soar da meia noite assistindo aos fogos de artificio iluminando o céu deixo tudo isso para trás e concentro minhas esperanças e desejos no ano novo. 

(Image by WallpapersWade) 

Como sempre dou inicio ao ano cheia de expectativas e planos mirabolantes, criando inúmeras listas, objetivos e metas para 2024, e seguindo a tradição que criei em 2022 vou dividir com vocês algumas das minhas resoluções de ano novo envolvendo as minhas leituras e os meus projetos para o blog. Mas antes, vamos dar uma olhada nas páginas de 2023 e ver como me saí.

No Capítulo anterior...

Para ser sincera, 2023 não foi muito gentil comigo. Durante meses enfrentei uma torrente de problemas pessoais, e a minha saúde física e emocional ficaram meio abaladas, o que afetou um pouco as minhas leituras e as postagens no blog, que em sua maioria consistiram de Lançamentos, Concursos, e das Páginas do Mês, que adoro escrever.

Já em questão de leituras, devo admitir que, este até que não foi um ano tão ruim, pelo menos consegui completar o meu desafio anual de leitura, e li 100 livros em 2023, entre eles alguns mangás incríveis, que estavam na minha TBR a um bom tempo, como Komi não consegue se Comunicar de Tomohito Oda, Insones: Caçadores de Estrelas de Makoto Ojiro, Frieren e a Jornada para o Além de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe, The Promised Neverland de Kaiu Shirai e Posuka Demizu, e Psychic Detective Yakumo de Suzuka Oda.

Entre os meus livros preferidos deste ano estão; Jogador N° 1 de Ernest Cline, Sonho de Prata de Mallory Reaves, Ladrão de Olhos de Jonathan Auxier, Um Menino Chamado Natal de Matt Haig, Phantastes de George MacDonald, e As Mil Noites de E. K. Johnston.


No entanto, acabei flopando em muitas das metas e resoluções que estabeleci no início do ano, a começar pela principal delas “Sem Pressão, Sem Estresse”, que foi sem dúvida a mais desafiadora de todas para mim.

Deus sabe que dei o meu melhor para driblar o estresse, a ansiedade, e não me preocupar tanto com os números focando mais na qualidade do que estava lendo e postando, e é claro, em me divertir com isso. Mas, às vezes, a vida não colaborava... e, em alguns meses, quatro a cinco leituras era tudo o que podia fazer. Além disso, o blog e as redes sociais acabaram não sendo uma prioridade para mim como planejei, pois, embora ainda gostasse de passar o meu tempo livre explorando novas ideias para posts, me faltava tempo e um pouco de autoconfiança para leva-las adiante.

Também não fui muito bem com as minhas metas de leitura, pois só consegui concluir 01 das 35 séries que estou lendo atualmente, li apenas 08 dos 12 clássicos que leio todos os anos, não consegui participar de tantas maratonas quanto gostaria, e não li nem metade dos mais de 100 livros que tenho na minha estante e no meu kindle. Na verdade, li apenas 21 livros e 16 mangás da minha estante física e 16 eBooks da minha estante virtual.

Mas, em compensação, consegui manter um certo controle sobre a quantidade de livros novos que adquiri, o que admito não foi nada fácil, e se parar para refletir isso foi bem mais do que fiz em 2022, portanto vou considerar como progresso. Quanto as maratonas, eu pelo menos consegui concluir a Beat The Backlist, pois para participar basta apenas ler livros da backlist (fundo de catálogo), que foram publicados antes de 2023, e já que estou evitando comprar livros novos, li apenas backlists este ano. Também conclui os 12 desafios da última edição do projeto The Unread Shelf, criado em 2018, por Whitney Conard.

Um Novo Capítulo

Vou dar início a esse ano com uma resolução, ou melhor, um desejo simples, que é aprender a não ser tão dura comigo e me dar o tempo necessário para me curar e voltar ao meu normal. Mas, isso não significa que pretendo jogar tudo para o alto, apenas vou levar as coisas mais devagar e não me sentir culpada por isso, afinal, o mundo não vai acabar se eu atrasar uma postagem, ou se não conseguir cumprir todas as minhas metas, ou se eu conseguir ler apenas quatro livros no mês.

Image by Peakpx

Assim, em 2024 vou manter a minha meta de leitura de 100 livros no Goodreads e no The StoryGraph, mas desta vez vou tentar concluí-la antes de dezembro, que é o mês em que menos consigo ler. Este ano, também pretendo tentar dar andamento a algumas séries, não comprar muitos livros e eBooks, e continuar focando nos livros e mangás que tenho na minha estante e no meu kindle, que convenhamos não são poucos.

Razão pela qual irei seguir adiante com o “Projeto Zero TBR” (To Be Read / Para Ler), que será um dos meus grandes objetivos deste ano, no qual quero ler pelo menos 60 dos livros e mangás que tenho nas minhas estantes física e digital. Não tenho nenhuma pretensão de finalizar o projeto em 2024, e nem vou me estressar com isso, pois o importante é que eu continue lendo e apreciando as minhas leituras.

Também pretendo, mais uma vez, participar de algumas maratonas e desafios de leitura interessantes que encontrei online, como a oitava edição do Beat The Backlist idealizado por Austine Decker e a quarta edição do Buzzword Reading Challenge criado pela Kayla do canal Books and Lala no youtube. Além disso, vou dar continuidade ao Read What You Own Challenge do canal CriminOlly, e, talvez também participe de algumas maratonas mensais, com a Middle Grade March, a March Mystery Madness, a May The Force Read With You, a Shorty September, Space Opera September, a Picture This Readathon, entre inúmeras outras. 

Respire, Reflita, Realize...

Com relação ao blog e as redes sociais, cheguei a conclusão de que preciso organizar melhor o meu tempo de acordo com a minha nova rotina, e fazer algumas alterações no meu calendário de conteúdo, para que assim possa criar posts interessantes e de qualidade sobre temas que eu amo, porém no meu ritmo.

Sendo que, mais uma vez, tenho como meta investir um pouco mais nas mídias sociais, afinal elas são uma parte importante da divulgação do blog. Atualizar mais vezes as minhas páginas no Facebook e no Tumblr e dar os meus primeiros passos no Bookstagram e no Pinterest. Já que em 2023, só consegui ser consistente com o Twitter (X).

Mas me conta, o que vocês acharam das minhas resoluções? Vocês têm alguma resolução para o ano novo? Vão participar de algum desafio de leitura interessante? Desejo-lhes uma boa sorte e muito sucesso!

Feliz Ano Novo e Boas Leituras! 🎉

0 Comments:

Postar um comentário