Lançamentos || Maio de 2023

Chegamos ao fim de mais um mês, o que significa que é hora de conferirmos os melhores, mais interessantes e mais populares lançamentos que chegaram em maio às livrarias.


Entre eles uma fantasia histórica cheia de mistério, decadência e desejos perigosos, uma nova história do fascinante universo Cosmere, um poema épico com tradução de J. R. R. Tolkien e outro de sua autoria, um suspense sobrenatural de arrepiar, um mistério clássico, o retorno da espiã da realeza, um mistério cheio de humor, e três famosos mangás. Lembrando que todos esses livros estão disponíveis em versão física e digital na Amazon.

Sem mais demora, vamos a lista.

Em maio, a editora Astra Cultural lançou “O Livro dos Acidentes” (The Book of Accidents) do autor best-seller Chuck Wendig, finalista do prêmio Lotus, que narra uma batalha do bem contra o mal e uma luta pela alma de uma família, e talvez por todo o mundo. Numa mistura de suspense e horror, o livro, publicado originalmente em julho de 2021, conta com 544 páginas e tradução de Lívia Pacini.

Há muito tempo, Nathan morava com seu pai abusivo em uma casa no interior, e nunca contou à família o que aconteceu ali.
Há muito tempo, Maddie era uma menininha que fazia bonecos em seu quarto quando viu algo que não deveria, e hoje está tentando se lembrar desse trauma perdido criando esculturas perturbadoras.
Agora a família Graves retorna à cidade natal, onde algo sinistro e faminto perambulava nos túneis, nas montanhas e nas minas de carvão dessa cidade rural na Pensilvânia – e retorna também ao passado sombrio que ainda os persegue.


Mudando de gênero, a editora Astra Cultural também lançou neste mês o primeiro volume da série best-seller da autora Roshani Chokshi. Numa mistura de fantasia e ficção histórica, “Os Lobos Dourados” (The Gilded Wolves), publicado originalmente em 2018, conta com 384 páginas e tradução de Marcia Blasques.

Quando criança, Séverin Montagnet-Alarie teve sua herança roubada, seu lugar junto à Ordem de Babel negado e sua Casa dada como extinta. Agora, ele só consegue pensar em uma coisa: recuperar tudo o que lhe foi tomado. Para isso ele se torna um exímio caçador de objetos pertencentes à Ordem, contando com a ajuda de uma matemática e inventora brilhante, um historiador e linguista preso entre dois mundos, uma dançarina misteriosa com um passado sinistro, e um irmão que, ainda que não seja de sangue, Séverin jurou proteger. Juntos, eles vão explorar o coração sombrio e brilhante da Paris de 1889, desenterrando antigos e perigosos segredos, que podem mudar o rumo da história.

Continuando com as séries, o autor best-seller Brandon Sanderson expande o universo Cosmere de “O Caminho dos Reis” com uma nova história, que é, também, uma introdução à sua obra de fantasia épica. Lançado pela editora Trama, “Tress, a garota do Mar Esmeralda” (Tress of the Emerald Sea), publicado originalmente em janeiro de 2023, conta com capa dura, 440 páginas, ilustrações de Howard Lyon e tradução de Pedro Ribeiro.

A única vida que Tress conhecia era simples, na ilha onde nasceu, em meio a um oceano verde esmeralda, com prazeres mundanos como colecionar copos trazidos por marinheiros de terras distantes e ouvir as histórias contadas por seu amigo Charlie. 

Porém, quando o pai de Charlie o leva em uma viagem para encontrar uma noiva e um desastre acontece, Tress precisa se esconder em um navio e enfrentar as águas sombrias, repletas de esporos e piratas, em busca da Feiticeira do mortal Mar da Meia-Noite.


Deixando um pouco a fantasia e o horror de lado vamos focar no crime, pois a editora Arqueiro lançou o quarto volume de “A Espiã da Realeza” da autora Rhys Bowen. “O Mistério da Noiva da Transilvânia” (Royal Blood), publicado originalmente em 2010, conta com tradução de Camila Fernandes e 272 páginas, nas quais Georgie precisa investigar um caso que envolve a monarquia romena, um casamento na alta sociedade e um castelo macabro na Transilvânia.

Lady Georgiana continua falida, e a 34ª na linha de sucessão ao trono inglês. Agora com um agravante, sua cunhada detestável e seu irmão ingrato resolveram passar uma longa temporada em sua casa. Para escapar da situação, Georgie aceita um convite de Sua Majestade para representar a realeza britânica em um casamento na Transilvânia, a lendária terra dos vampiros.

Porém, ela não poderia imaginar que um importante convidado seria envenenado, e uma nevasca prenderia a todos no castelo, incluindo o assassino, e o homem por quem Georgie é apaixonada a muito tempo, Darcy O’Mara. 

Falando em crime, a editora Melhoramentos também lançou em maio a aguardada sequência de Finlay Donovan da autora best-seller Elle Cosimano. “Sempre Tempo para Matar” (A Finlay Donovan Knocks 'Em Dead), publicado originalmente em fevereiro de 2022, conta com tradução de Sofia Soter e 320 páginas, nas quais Finlay Donovan está, mais uma vez, lutando para terminar seu próximo romance e manter a cabeça no lugar, afinal, ela precisa cuidar dos filhos, pagar as contas e ainda lidar com alguém querendo seu ex-marido, Steven, fora de cena. Permanentemente.

O cara pode ser um babaca, mas é um bom pai. Finlay sabe que precisa salvá-lo – pelos filhos. Só que isso a colocará no caminho de assassinas disfarçadas de mães do futebol e um pouco mais de envolvimento com a máfia russa do que ela gostaria. Pelo lado positivo, Finlay tem sua babá e confidente, Vero, para ajudá-la.

Com o prazo para entregar seu próximo livro se aproximando, um ex-marido para manter vivo e a determinação do detetive Nick em voltar para a sua vida,  Finlay está rapidamente esticando a corda em seu pescoço. Resta torcer para que essa corda não seja muito curta...

Seguindo a onda de crime, mistério e intrigas, a editora HarperCollins Brasil lançou mais uma edição do seu “Clube do Crime”, coleção que resgata clássicos inéditos ou pouco conhecidos de suspense e mistério. “O Mistério da Cruz Egípcia” (The Egyptian Cross Mystery), publicado originalmente em março de 1932, conta com tradução de Paula di Carvalho, capa dura e 384 páginas, nas quais narra uma das obras de maior destaque de Ellery Queen.

No dia de Natal, um professor da cidadezinha de Arroyo é encontrado morto, decapitado e crucificado a uma estrutura com formato de “T”. Este é um crime atípico o bastante para captar a atenção do detetive Ellery Queen e atraí-lo à West Virginia. Porém, tudo o que Queen encontra é um número escasso de evidências que são insuficientes até mesmo para um detetive observador e habilidoso como ele. Frustrado, volta para casa. Até que, meses depois, se depara com um crime idêntico, desta vez em Long Island. Agora, diante da série incessante de homicídios que se segue, todos com o mesmo modus operandi, Queen irá precisar se atentar aos mínimos detalhes para descobrir quem é o assassino.

Também neste mês, a HarperCollins Brasil lançou a edição inédita da obra “A Batalha de Maldon e O Regresso de Beorhtnoth”, que conta com capa dura, 224 páginas e tradução de Eduardo Boheme Kumamoto e Reinaldo José Lopes. Nesta edição, um dos maiores estudiosos de Tolkien, Peter Grybauskas, reúne pela primeira vez a tradução feita por Tolkien de “A Batalha de Maldon” e os versos compostos pelo autor para “O Regresso de Beorhtnoth”. O livro também apresenta o texto inédito: “A tradição da versificação em inglês antigo”, uma palestra na qual Tolkien fala sobre a natureza da tradução poética.

De autoria desconhecida, o poema “A Batalha de Maldon”, narra o ataque de invasores vikings a uma força de defesa anglo-saxônica liderada pelo duque Beorhtnoth. O combate ocorreu em 991 d.C., em Essex, próximo à Maldon, e é lembrado como um dos mais brutais da história inglesa. Escrito logo após a batalha, o poema original sobrevive apenas como um fragmento de 325 versos, mas seu valor é incalculável por expressar vividamente a linguagem perdida daquela região da Inglaterra e celebrar ideais de lealdade e amizade. 
Inspirado pela obra, Tolkien escreveu, durante a década de 1930, o poema “O Regresso de  Beorhtnoth”, filho de Beorhthelm, que imagina as consequências do conflito a partir do diálogo entre dois dos lacaios de Beorhtnoth.

Já quanto aos mangás, a editora JBC lançou o segundo volume da edição de colecionador de “Neon Genesis Evangelion”, assim como a sétima edição em formato wideban de “Inu-Yasha” de Rumiko Takahashi, na qual o meio-youkai segue sua busca pela Joia de Quatro Almas ao lado da jovem Kagome. Enquanto que a editora Panini lançou este mês o volume quinze de “Komi não consegue se comunicar” de Tomohito Oda.

Assim, esses são os lançamentos do mês que mais me chamaram a atenção. Mas e você, quais são os lançamentos que está mais ansioso para ler? Me conta nos comentários.

0 Comments:

Postar um comentário