Uma mensagem especial no Dia do Livro Infantil

Mais de cem países celebram hoje, 02 de abril, o “Dia Internacional do Livro Infantil”, uma data criada em homenagem ao aniversário do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o pai dos contos de fadas. 

Image by photographeeasia on Freepik
A data foi instituída, em 1967, pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização sem fins lucrativos que representa uma rede internacional de pessoas de diversas partes do mundo com a missão de inspirar o amor pela leitura nos mais jovens, e chamar a atenção para os livros infantis.

Uma mensagem especial

Como ocorre todos os anos, para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a IBBY escolheu um tema e convidou um proeminente autor de um dos seus países membros para escrever uma mensagem de incentivo à leitura para as crianças do mundo inteiro, que é acompanhada por um cartaz, especialmente, criado para esta data por um famoso ilustrador, também do país anfitrião.

Com o tema “Eu sou um livro, leia-me”, o país convidado deste ano é a Grécia, sendo representada pela premiada ilustradora Photini Stephanidi, e pelo renomado professor e autor de livros infantis, Vagelis Iliopoulos. Juntos, eles celebram o poder dos livros infantis com uma história sobre igualdade, diversidade e inclusão, que tem como objetivo conectar as pessoas por meio da tolerância e da compreensão.

Eu sou um Livro, leia-me

Eu sou um livro.
Você é um livro.
Somos todos livros.
 
Minha alma é a história que conto.
Cada livro conta sua própria história.
 
Podemos parecer bem diferentes –
alguns grandes, outros pequenos,
alguns coloridos, outros preto e branco,
alguns com poucas páginas, outros com muitas.
 
Podemos dizer coisas semelhantes ou completamente diferentes,
mas essa é a nossa beleza.
Seria chato sermos todos iguais.
 
Cada um de nós é único.
E cada um de nós tem o direito de ser respeitado,
para ser lido sem preconceito,
para ter espaço em sua biblioteca.
 
Você pode ter opiniões sobre mim.
Você pode optar por questionar ou comentar o que leu.
Você pode me colocar de volta na biblioteca
ou me segurar perto e viajar comigo por um longo caminho.
 
Mas nunca deixe alguém me jogar fora
ou me mandar para outra estante.
Nunca peça minha destruição, nem permita que ninguém o faça.
 
E se um livro vier de outra estante,
porque alguém ou algo o mandou embora,
crie espaço.
Ele cabe próximo a você.
 
Tente sentir como ele se sente.
Entende-o. Proteja-o.
Você pode estar em seu lugar amanhã.
 
Porque você também é um livro.
Todos nós somos livros.
 
Vamos, diga alto para que todos possam ouvi-lo.
«Eu sou um livro, leia-me.»
 
- Vagelis Iliopoulos

Saiba mais no site oficial do IBBY (em inglês).

Feliz Dia Internacional do Livro Infantil, leitores! 😄

0 Comments:

Postar um comentário