London Book Fair 2023

Já começou um dos maiores e mais importantes eventos da indústria do livro, a Feira do Livro de Londres, que este ano tem a Ucrânia, como convidada de honra.


O evento, que acontece até o dia 20 de abril no Centro de Convenções Olympia, em West London, contará com mais de 1.500 empresas de 60 países, expondo seus livros, participando de mais de 200 eventos, conferencias, seminários, master classes, e realizando negócios nas áreas de direitos autorais, vendas e distribuição de conteúdo através de impressão, áudio, tv, cinema e canais digitais.

Programação

Com o tema “definindo o futuro do conteúdo criativo”, a feira do livro reúne este ano inúmeros profissionais da indústria editorial de diversas partes do mundo, entre eles escritores, poetas, ilustradores e designers gráficos, bibliotecários, editores, livreiros, agentes literários, jornalistas, e diversos outros membros da comunidade literária, que desfrutarão de três dias de negócios, networking e aprendizado.

Discutindo, com alguns dos grandes nomes do mercado editorial, assuntos como os custos de se fazer negócios nesse mercado, as adaptações literárias para telas, a sustentabilidade na publicação de livros e como atrair a próxima geração de profissionais para o mercado editorial. Assim como a inclusão e representatividade no mundo do livro, as publicações independentes, as oportunidades globais de publicação em áudio, o que a indústria do livro pode fazer para abordar os principais tópicos da sociedade, e a liberdade de publicação.

Tudo isso, em espaços como o “Author HQ”, projetado para fornecer conhecimento e ferramentas a escritores e ilustradores que precisam tomar decisões em relação à publicação de seu trabalho. Assim como oferecer uma visão sobre as tendências do momento que tem empolgado a indústria editorial, discutir tópicos como o TikTok e as mídias sociais, a leitura sensível e os direitos autorais, as ferramentas de IA para escrever e comercializar livros, os livros infantis, a preparação para publicação, a escrita e resiliência, entre outros.

Há ainda os tradicionais “Literary Translation Centre”, dedicado à tradução, o “International Rights Centre”, onde os profissionais de direitos se reúnem para conduzir negócios, a “Tech Theatre”, que discute os recentes desenvolvimentos tecnológicos na área editorial, a “The Illustrators' Gallery”, na qual ilustradores e artistas tem a oportunidade de expor seus trabalhos para a comunidade editorial internacional, e o “English PEN Literary Salon”, que apresentará um programa eclético de eventos sobre liberdade de expressão e literatura internacional.

Sem falar nas sessões Children’s & Young Adult, dedicada à literatura infantil e juvenil, e “Academic & Scholarly”, dedicada as publicações acadêmicas, e no espaço “Writer’s Block”, um ótimo lugar para autores, famosos e aspirantes, encontrarem inspiração, dividirem experiências e fazer novos contatos. Além da conferência “The Writers’ Summit”, projetada para ajudar a fazer com que um autor seja notado por agentes, editores e leitores, por meio de dicas de inúmeros especialistas.

Autores do Dia

Continuando a tradição de celebrar alguns dos escritores e ilustradores mais aclamados e bem-sucedidos da atualidade, a Feira do Livro de Londres promove mais uma vez os programas “Author of the Day” e “Illustrator of the Fair”, no qual três autores e um ilustrador convidado participam de seminários, sessões de fotos, autógrafos e bate-papos, em diferentes dias da feira. 



Sendo que o primeiro dia do evento, dedicado a um autor internacional, contará com a presença do romancista best-seller americano, vencedor do Prêmio Pulitzer 2017 e 2020, Colson Whitehead (The Underground Railroad). Já no segundo dia, dedicado ao ilustrador da feira e a um autor de livros adultos, o evento contará com a participação da escritora britânica de romances policiais, Ann Cleeves, e do premiado ilustrador britânico-nigeriano Dapo Adeola.

Já no último dia do evento, tradicionalmente dedicado a um autor infanto-juvenil, será a vez da escritora nascida nos Estados Unidos e criada no Reino Unido, Robin Stevens, mais conhecida pela premiada série “Murder Most Unladylike Mysteries”.

Confira a programação completa no site oficial da London Book Fair.

0 Comments:

Postar um comentário