Feira Internacional do Livro de Buenos Aires 2023

Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que este ano tem a cidade de Santiago, capital do Chile, como convidada de honra.


Em sua 47ª edição, o evento irá reunir mais de 12 mil profissionais do livro e milhares de leitores do mundo inteiro, até o dia 15 de maio, no centro de exposições La Rural, na bela cidade de Buenos Aires, na Argentina, considerada o epicentro cultural da América Latina, que contará com a presença de renomados autores nacionais e internacionais.

Entre os espanhóis estarão o prestigiado autor Fernando Aramburu (Pátria), a filósofa e escritora Irene Vallejo (O Infinito em um Junco), o linguista, filósofo e autor Santiago Posteguillo (Trilogia Trajano) e o jornalista e romancista Arturo Perez-Reverte (O Pintor de Batalhas). Já entre os chilenos estarão o premiado poeta Raul Zurita, a atriz, autora e roteirista Nona Fernandez e o arquiteto e autor Alejandro Aravena. Também estarão presentes no evento a autora britânica Alexandra Christo (A Ruína de um Reino), a editora e autora canadense Nita Prose (A Camareira), o escritor argentino Hernán Díaz (Confiança), entre muitos outros.

Programação

Durante os três primeiros dias, de 25 a 27 de abril, a feira é dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial e da educação, que se reúnem para fazer negócios e participar de seminários. Sendo que na quinta-feira, dia 27, o evento é aberto ao público, e como em todos os anos, a cerimônia de abertura tem início com o tradicional discurso de um proeminente escritor argentino, que nesta edição será o renomado autor Martín Kohan.

Logo depois, a feira será aberta ao público tornando-se uma verdadeira cidade do livro, com aproximadamente 45.000 metros quadrados, que irá abrigar cerca de 15.000 expositores de mais de 40 países. Assim, durante quase três semanas, a feira do livro de Buenos Aires exibe um calendário extenso de mais de 1.500 eventos, como palestras, exposições, shows, apresentações artísticas, lançamentos de livros, workshops, sessões de autógrafos, conferências, homenagens, e muito mais.

A começar pelo ciclo de palestras “Cem Anos de Fervor de Buenos Aires”, com o intuito de celebrar a obra de Jorge Luis Borges, e o ciclo “40 anos de vertigem. O valor da democracia e o que fazemos com ela”, um encontro para refletir sobre os quarenta anos decorridos desde a recuperação da democracia, num diálogo plural de diferentes disciplinas, visões e gerações.  Haverá ainda a Maratón de la Lectura, na qual inúmeros artistas, autores e personalidades dos meios de comunicação irão ler trechos dos poemas de Gabriela Mistral, poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura em 1945. 

Sendo que, a feira contará também com o XVI Festival Internacional de Poesia, que conta com a participação de mais de trinta poetas, entre eles Natalia Litvinova (Argentina), Tilsa Otta (Peru), Ida Vitale (Uruguay), Rosabetty Muñoz (Chile), Marília Garcia (Brasil), Pedro Eiras (Portugal), e muitos outros. Sem falar na já tradicional Jornada Microficción, na nona edição do Diálogo de Escritores Argentinos, e na quarta edição do Encontro Internacional de Bookfluencers, que promove uma convenção de Booktubers, Bookstagrammers e Bloggers, como parte do “Movimento Juvenil”

Já um dos destaques da feira será a décima edição do Diálogo de Escritores Latino-Americanos, no qual autores de todo o continente se reúnem para compartilhar opiniões, discutir problemas literários e, acima de tudo, estimular a leitura. Durante quatro dias inúmeros convidados, como o premiado escritor Itamar Vieira Junior (Brasil), a jornalista e escritora Katya Adaui (Perú), a escritora Margarita García Robayo (Colômbia), e o autor e jornalista Cristian Alarcón (Chile), irão refletir sobre a literatura, seus desafios e possibilidades.

A Educação também terá um destaque especial na Fil Buenos Aires, que conta com quatro eventos dedicados aos educadores, como a 30ª Conferência Internacional de Educação, que discutirá questões como o ensino, a integração, a alfabetização, a inclusão na escola, entre outros temas relevantes. Assim como o 21º Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia de Ensino, o 26º Encontro Internacional de Narrativa Oral, e o 20º Congresso Internacional de Promoção da Leitura e do Livro, que contará com a participação de especialistas reconhecidos, que irão refletir e discutir questões atuais, como a formação de leitores.

A feira contará ainda com inúmeros outros espaços, como a Zona Infantil, totalmente projetada e desenvolvida para os visitantes mais jovens, a Zona Futuro, que reflete sobre o futuro da literatura através de workshops, exposições interativas e conferências, o Espaço Digital, território tecnológico onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o universo dos e-books, e a Zona Explora, na qual os acadêmicos poderão compreender e apreciar a forma como o conhecimento da ciência e da tecnologia estão presentes em nossas vidas.

Para aqueles que não poderem comparecer a Feira do Livro é possível acompanhar a cobertura do evento pelo YouTube, Twitter e Facebook.

Confira a programação completa da Feira do Livro no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário