Feira do Livro Infantil de Bolonha 2023

A cidade italiana de Bolonha se torna palco hoje de um dos mais importantes eventos dedicados à literatura infanto-juvenil, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que este ano celebra a sua 60ª edição.


Com o tema “Ainda arrasando aos 60” (Still rocking at 60!), a edição deste ano contará com uma nova identidade visual criada por 20 talentosos ilustradores em conjunto com o Chialab Studio, responsável pela identidade da feira há sete anos. Assim com o objetivo de criar uma identidade visual que contasse a história da riqueza de imagens, estilos, culturas e pessoas que passaram pelo evento ao longo dos últimos anos, o Chialab Studio decidiu juntar trechos e detalhes das vinte imagens para criar uma identidade final, com novos cenários, novos personagens e um significado ainda maior. As ilustrações individuais estarão expostas na Exposição Paisagens e Retratos do BCBF, localizada no centro da Feira do Livro e visível online na seção de Galerias.

O evento, que acontece até o dia 9 de março, no Centro de Exposições de Bolonha, na Piazza Costituzione, reunirá os maiores nomes da ilustração, edição e crítica infanto-juvenil, cujo trabalho, participação e contribuições marcaram os primeiros sessenta anos da feira. Entre eles Albertine Zullo (Suíça), Beatrice Alemagna (Itália), Rotraut Susanne Berner (Alemanha), Marc Boutavant (França), Laura Carlin (Inglaterra), Suzy Lee (Coreia do Sul), Nicholas Jubber (Reino Unido), Rebecca Dautremer (França), Katsumi Komagata (Japão), David Levithan (EUA), Flávia Bomfim (Brasil), Manuel Marsol (Espanha), Sarah Mazzetti (Itália), Hasan Mousavi (Irã), Leonard Marcus (EUA), Fabian Negrin (Itália), Roger Mello (Brasil), Elena Odriozola (Espanha), Martin Salisbury (Reino Unido), Alessandro Sanna (Itália), Axel Scheffler (Alemanhã), Susanna Tamaro (Itália), Klaas Verplancke (Bélgica), Sven Nordqvist (Suécia), e muitos outros.

A Feira do Livro

Desde sua primeira edição, em 1964, a Feira do Livro Infantil de Bolonha tem sido um espaço de diálogo, debate, troca de ideias e desenvolvimento profissional. À principio dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial internacional, como autores, ilustradores, designers gráficos, tradutores, editores, agentes literários, livreiros, bibliotecários, professores, entre muitos outros. Mas, em 2014, o evento abriu suas portas ao público permitindo a entrada de crianças, adolescentes e suas famílias, além de milhares de fãs da literatura infantil, da ilustração e de todas as demais formas de narrativa que combinam imagens e palavras, sejam livros ilustrados, quadrinhos ou outros.

Agora, tanto profissionais quanto o público em geral terão a oportunidade de aprender sobre as últimas tendências da indústria, conhecer os vencedores dos mais renomados prêmios internacionais, conferir os últimos lançamentos literários, as grandes exposições e participar de encontros com os autores do momento e os mestres da ilustração da literatura infanto-juvenil. Mas a Feira do Livro não ficará contida as salas de exposições levando inúmeros eventos aos espaços culturais, bibliotecas, escolas e museus pela cidade a fora, por meio do BOOM! Crescendo nos livros, um programa de eventos que oferece a todos os interessados em livros infantis, uma série de encontros com escritores e ilustradores, oficinas, leituras, performances, exibições de filmes e exposições, entre elas a BEAUTY and the WORLD - The New Non-Fiction Picture book, com uma seleção de mais de 600 livros ilustrados de não-ficção de diversos países.

Programação Profissional

Para comemorar em grande estilo, nos próximos quatro dias, cerca de 1.400 expositores de 90 países, incluindo o Brasil, além de milhares de profissionais do mundo inteiro, se reúnem em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, para expor seus trabalhos, fazer negócios e participar de 325 eventos incluindo palestras, lançamentos, exposições, workshops, conferências, debates e bate-papos sobre os mais variados assuntos, como a literatura, a ilustração, os quadrinhos, a arte e a educação, além de  algumas das questões mais atuais sobre o futuro e o presente da edição global, da censura em livros infantis, ao novo papel da inteligência artificial, a promoção da leitura em áreas desfavorecidas do mundo, oportunidades e desafios na edição africana, a nova cara da ilustração ucraniana, e muito mais, nos diversos espaços da feira do livro.

Como o PublisHer, um novo espaço dedicado ao movimento fundado pela editora Bodour Al Quasimi para disseminar a igualdade de gênero no mundo editorial, que apresentará uma programação de seminários dedicada ao papel da mulher no cenário internacional do setor editorial. Sendo que neste ano a feira, ao lado da Livraria Internacional, também inaugura o espaço, Book Lovers’ Bistrot, com curadoria da Libreria Giannino Stoppani e dedicado a apresentações, conferências e painéis de discussão internacionais.

Um dos eventos mais aguardados pelos ilustradores na feira é o The Illustrators Survival Corner, um espaço dedicado aos ilustradores iniciantes e profissionais. Um lugar de conforto onde poderão compartilhar experiências, sucessos e preocupações profissionais, assim como participar de um programa diário gratuito de 150 atividades, incluindo masterclasses e workshops. Um espaço exclusivo também será dado ao crescente sucesso dos quadrinhos no mercado editorial, o Comics Corner, que contará com uma área de exibição com vitrines e mesas de reunião disponíveis para que os editores possam discutir o presente e o futuro do setor.

A Feira do Livro contará ainda com as já tradicionais áreas da Exposição Ilustradores, do Centro de Tradutores e do Café Autores, que irá discutir temas como o fenômeno global dos webtoons, a ascensão dos mangás no mundo editorial, histórias em quadrinhos para adultos e crianças, o livro ilustrado como ferramenta educacional. Além disso, todos os anos, em conjunto com a Biblioteca Internacional da Juventude (IYL) a feira organiza um evento sobre um tema atual da literatura infantil e juvenil internacional, e este ano, o foco está na representação de conflitos violentos, guerras, perseguições e fugas na literatura para jovens leitores.

Há também a exposição Excelência Italiana. Ilustrações para Italo Calvino, uma homenagem a um dos grandes protagonistas da literatura italiana do século XX, no ano do centenário de seu nascimento. A mostra exibirá 120 ilustrações inspiradas na produção literária do autor cubano Italo Calvino, incluindo trabalhos de importantes artistas já publicados e de ilustradores inéditos que venceram o concurso internacional organizado pela Feira. E por falar em exposições, o evento também irá apresentar a exposição Women donne femmes frauen女性 mujeres wanawake نساء …, uma homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que contará com os melhores títulos dedicados às mulheres, publicados ao redor do mundo, nos últimos anos.

Além disso, inúmeras premiações e menções honrosas serão realizadas durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, entre elas a oitava edição do Prêmio Strega Ragazze e Ragazzi e a 58ª edição do Bologna Ragazzi Award, que distingue os melhores livros ilustrados publicados recentemente a nível internacional. Sendo que a feira também será palco das mais importantes premiações internacionais, com o anúncio dos vencedores do Astrid Lindgren Memorial Award e da lista de indicados ao Hans Christian Andersen Award, que será entregue em 2024.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário