Estão abertas as inscrições para o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, que tem como objetivo revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade.


Em sua 21ª edição, o prêmio, organizado pela Fundação SM e pela SM Educação, irá contemplar obras de ficção nos gêneros romance e novela para crianças e jovens. Sendo aberto a autores, maiores de 18 anos (completados até fevereiro de 2025), de todas as nacionalidades, residentes no Brasil.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de fevereiro de 2025, no site oficial do concurso. Participando apenas textos inéditos em qualquer meio (impresso ou eletrônico) e escritos originalmente em língua portuguesa. Cada candidato poderá inscrever no máximo dois originais, que devem ser assinados por um nome fictício (pseudônimo).

O resultado do concurso e a data e local da entrega do prêmio, serão divulgados nos sites das Organizadoras e do Prêmio Barco a Vapor. O vencedor será premiado com a quantia de 40 mil reais, como adiantamento por direitos autorais, além de ter seu livro publicado na coleção Barco a Vapor.

Confira o regulamento e faça sua inscrição no site oficial do concurso.
Feliz Ano Novo, pessoal! Finalmente, chegou o momento de dizer adeus a 2024 e concluir as últimas páginas do ano, e que ano meus amigos. 


Dezembro foi um mês marcado pela chegada do verão, o calor intenso, as chuvas, as festividades e uma baita ressaca literária, que me levou a jogar de vez a toalha e admitir a minha derrota em completar o meu desafio de ler 100 livros em 2024. Tudo isso, enquanto me recuperava lentamente da extração de um dente siso, um mal estar generalizado, e lidava com uma internet lenta.

Em meio a esse caos, dei o meu melhor para postar todas as matérias pendentes do ano, na sua maioria sobre as premiações literárias. Também consegui ler dois eBooks da minha estante digital, graças ao fato de ter assinado o Everand, plataforma de audiobooks do Scribd, e ainda resisti aos lançamentos do mês, adquirindo apenas a sequência de uma série que estou lendo.

Sem mais demora, vamos as leituras!

Comecei o mês finalizando a leitura do vigésimo nono eBook do meu projeto “Zero TBR”, o romance sobrenatural E se fosse verdade... de Marc Levy, que deu origem a um dos meus filmes preferidos. No entanto, apesar da história ser criativa e interessante, a narrativa foi bem monótona e nem um pouco empolgante como o filme.


Logo depois iniciei a leitura do trigésimo eBook do meu projeto “Zero TBR”, Perto o bastante para tocar de Colleen Oakley. Mais um romance com uma história criativa e um toque de drama. Porém com personagens mais carismáticos e um final  emocionante.

Resumindo, dezembro passou se arrastando em meio a 37°C e 579 páginas repletas de emoção, romance, e um toque sobrenatural. Apesar de não ter lido tanto quanto esperava neste mês, estou grata por ter conseguido fazer algum progresso no meu projeto “Zero TBR” e por seguir adiante com o Read What You Own Challenge. Além disso estou animada com a chegada do Ano Novo e das novas leituras!

Mas, como foi o seu fim de ano? Conseguiu completar o seu desafio de leitura? Eu adoraria ouvir mais sobre isso nos comentários!