Prêmio Oceanos 2023

Estão abertas as inscrições para a edição 2023 do Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, que irá premiar os vencedores com a quantia total de 300 mil reais.


Realizado em parceria com o Itaú Cultural, o prêmio anteriormente conhecido como Portugal Telecom, é aberto a autores vivos de qualquer lugar do mundo, contanto que as obras concorrentes sejam de autoria única, escritas em língua portuguesa, e publicadas pela primeira vez em 2022. Sendo que, o concurso literário irá contemplar apenas as obras nos gêneros “Romance”, “Poesia”, “Conto”, “Crônica” e “Dramaturgia”.

Porém, uma das novidades deste ano, além do aumento no valor do prêmio, é que as inscrições serão divididas em duas listas, uma de poesia, outra de prosa e dramaturgia (romance, conto, crônica), contando com júris específicos para a avaliação das obras. Devido a isso, a premiação passa a ter dois vencedores, um para cada lista. Semifinalistas e finalistas continuam sendo anunciados ao longo do ano, sempre em duas listas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela editora ou pelo autor do livro, até o dia 09 de abril, pelo site oficial do evento, no qual os concorrentes devem enviar, em anexo, o livro inscrito em formato PDF, mesmo que este tenha sido publicado, originalmente, apenas em versão impressa. Não há limite de inscrições por editora ou autor.

A Premiação

Todo o processo de avaliação do concurso é acompanhado de perto pela curadoria do Prêmio formada pela pesquisadora Matilde Santos (Cabo Verde), o professor Nataniel Ngomane (Moçambique), a escritora e jornalista Isabel Lucas (Portugal) e o jornalista Manuel da Costa Pinto do (Brasil), com coordenação da gestora cultural e crítica literária luso-brasileira, Selma Caetano.

O concurso será dividido em três etapas. Na primeira, entre abril e agosto, o Júri de Avaliação, composto por um conjunto de profissionais de reconhecido mérito e competência no meio literário dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), irá eleger os livros semifinalistas: 20 de poesia e 20 de prosa e/ou dramaturgia. Assim como selecionar entre seus membros, por votação, os júris subsequentes (Intermediário e Final). 

Na segunda etapa, entre setembro e outubro, o Júri Intermediário irá selecionar as obras finalistas: 5 de poesia e 5 de prosa e/ou dramaturgia. Enquanto que na terceira etapa, em novembro, o Júri Final irá eleger os dois vencedores do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2023, um de poesia e um de prosa e/ou dramaturgia. Sendo que os vencedores do concurso serão premiados com a quantia total de R$ 300 mil, ou seja, R$ 150 mil para cada um dos vencedores.

Saiba mais sobre o Prêmio Oceanos no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário