Fliaraxá 2023

Tem início hoje o Festival Literário de Araxá, que acontece até o dia 9 de julho, no Estádio Municipal Fausto Alvim, no Centro da cidade mineira de Araxá.


Com o tema “Educação, Literatura e Patrimônio”, o evento promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a oficinas, palestras, apresentações artísticas, saraus de poesia, lançamentos literários, sessões de autógrafos, uma feira gastronômica, shows, debates e bate-papos com alguns dos principais nomes da literatura nacional e internacional, sob a curadoria do idealizador do projeto “Sempre Um Papo”, Afonso Borges.

Assim, durante cinco dias o festival contará com a participação de mais de 100 autores, ilustradores, jornalistas, personalidades e estudiosos, de nove estados brasileiros. Entre eles a historiadora e escritora Mary Del Priore, o jornalista Chico Mendonça, o cientista político e autor Sérgio Abranches, o jornalista e biógrafo Tom Farias, e os escritores Paulo Lins, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, e Leo Cunha. Sem falar nos inúmeros convidados internacionais, como a autora e filósofa italiana Lisa Ginzburg e o músico, escritor e poeta angolano Kalaf Epalanga.

Novidades

Em sua 11ª edição, o Fliaraxá tem como patrono o autor e poeta Mário de Andrade (Macunaíma), em celebração aos seus 130 anos. Sendo que, o festival irá também homenagear a jornalista e autora Eliana Alves Cruz e a professora e poeta Líria Porto, ambas com presença confirmada no evento.

Já uma das novidades desta edição será o ciclo de debates virtuais “Educação e Patrimônio: as vivências culturais como herança formativa”, realizado em conjunto com o Sesc SP. Ao todo, serão 12 encontros, nos quais professores, historiadores e pesquisadores se reúnem para discutir temas como a construção de conhecimento com os espaços de memória e o uso e a preservação de bens culturais. 

Há ainda a exposição “Muros Invisíveis” com curadoria de Marisa Rufino e Carlos Vinícius Santos, que acompanha o tema do Festival, “Educação, Literatura e Patrimônio” ao apresentar fotografias de 43 professoras e professores negros de Araxá, ocupando os 100 metros de fachada do Festival, na Avenida Imbiara. 

Para aqueles que não poderem comparecer ao Fliaraxá, é possível acompanhar a cobertura do evento pelas redes sociais YouTube e Facebook.

Confira a programação completa no site oficial da Fliaraxá.

0 Comments:

Postar um comentário