Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Amantes da literatura do mundo inteiro celebram hoje, 23 de abril, o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.

Durante todo o dia, mais de cem países comemoram a data com feiras do livro, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações.

Feiras Literárias

Na Argentina, por exemplo, a data é comemorada com a abertura da 41ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que este ano terá o México como convidado de honra, além de contar com uma programação ampla e diversificada que inclui mais de 1.500 eventos.


Já na 28ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), que este ano tem a cidade imaginária “Macombo” como convidada de honra, a data é celebrada com apresentações artísticas, contações de histórias, oficinas, lançamentos, debates e bate-papos com inúmeros autores, e muito mais.

World Book Night

Há também a World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.


Todos os anos, cerca de 20 livros são escolhidos por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciam aos seus direitos e os editores concordam em pagar os custos de produção das edições impressas.

Em sua quinta edição, o evento desde ano será organizado pela The Reading Agency, e assim como na edição passada será realizado no Reino Unido, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Irlanda.

Assim, nesta quinta-feira, milhares de pessoas saem às ruas distribuindo mais de 250 mil livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela leitura, de pessoa a pessoa.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Um feliz Dia Mundial do Livro a todos os leitores! ;)

Um comentário: