Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a proteção aos direitos autorais, e o desejo de compartilhar ideias e conhecimentos, para inspirar compreensão, tolerância e sociedades inclusivas.

Designed by Freepik
Como em todos os anos, nesta mesma data, a UNESCO concede a uma cidade o título de Capital Mundial do Livro, que demonstra a sua importância no cenário da literatura. Em 2017, a cidade escolhida é Conacri, na Guiné, em reconhecimento ao seu programa para promover a leitura entre os jovens e as camadas mais desfavorecidas da população.

Eventos Literários

Milhares de leitores e escritores de mais de cem países se reúnem neste dia para comemorar a data com iniciativas para promover a leitura, feiras do livro, lançamentos literários, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores e a tradicional troca de livros por rosas, entre muitas outras atrações. 

No Brasil, por exemplo, a data é comemorada com inúmeros eventos, a começar pela 12ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que contará com apresentações artísticas, oficinas, contações de histórias e encontros com renomados autores da literatura brasileira.

Já em São Paulo,Amazon leva ao Parque Villa-Lobos uma biblioteca ao ar livre com o objetivo de incentivar a troca de livros. Sendo que, após todos realizarem as trocas, os livros restantes serão doados a instituições sem fins lucrativos que promovem a leitura. No evento, que acontece das 9h às 16h, os leitores poderão doar e trocar livros, além de participar de inúmeras atividades relacionadas à leitura, para todas as idades.

Também comemorando o Dia Mundial do Livro, a editora Saraiva destinará à UNESCO no Brasil um real de cada livro vendido na data, tanto em suas lojas físicas quanto na loja online. A iniciativa, que faz parte do #LerFazBem, plataforma de incentivo à leitura, ainda irá lançar o “Happy Book Day”, selo da Saraiva para ações sociais relacionadas a promoção da literatura.

World Book Night

Na Europa e na América tem ainda a World Book Night, uma celebração anual com o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.

Em sua sétima edição, o evento desde ano, organizado pela The Reading Agency, teve 26 livros selecionados por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciaram aos seus direitos e os editores concordaram em pagar os custos de produção das edições impressas.  

Entre as obras estão o bestseller infanto-juvenil “Extraordinário” de R. J. Palacio, o romance “Bridget Jones: Louca pelo Garoto” de Helen Fielding, o clássico “Ratos e Homens” de John Steinbeck, o mistério “False Nine” de Phillip Kerr, a comédia romântica “Sofia Kahn is not Obliget” de Ayisha Malik, a graphic novel “Persépolis” de Marjane Satrapi, e muito mais.

Assim, neste domingo, milhares de pessoas saem às ruas, no Reino Unido, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Irlanda, distribuindo mais de 250 mil livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela leitura, de pessoa a pessoa.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.

Feliz Dia Mundial do Livro! 😊📚

0 Comments:

Postar um comentário