Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2015

Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que este ano terá o Reino Unido como país homenageado.


Em sua 29ª edição, o evento, que acontece até o dia 6 de dezembro nos 34 mil metros quadrados da Expo Guadalajara, no México, contará com a participação de 1.932 editoriais, além de mais de 650 autores de cerca de 40 países, que irão lançar inúmeros títulos, e participar de debates e bate-papos sobre os mais diversos assuntos, como a literatura, a poesia, o jornalismo, a ciência, a arte, as histórias em quadrinhos, a política, o diálogo internacional, e muito mais.

Convidados

Entre os autores convidados desta edição estarão o escocês Irvine Welsh, autor da obra “Trainspotting”, e os americanos Jonathan Franzen, que irá lançar seu novo livro “Pureza” no evento, e Becca Fitzpatrick, criadora da série “Hush, Hush”. Assim como o autor espanhol Enrique Vila-Matas, que recebe neste sábado o “Prêmio FIL de Literatura en Lenguas Romances”, e o escritor, poeta e ensaísta mexicano Fernando del Paso, vencedor do Prêmio Cervantes 2015, que será homenageado no evento.

Também estão confirmados na FIL Guadalajara os autores internacionais Sally Gardner (Reino Unido), Robin Hobb (Estados Unidos), Gregor Sander (Alemanha), Shin Dal-ja (Coréia do Sul), Larry Tremblay (Quebec), Lena Andersson (Suécia), Frédéric Boyer (França), Malgorzata Rejmer (Polonia), Catarina Sobral (Portugal), Jani Virk (Eslovênia), Perla Suez (Argentina), Leonardo Padura (Cuba), Élmer Mendoza (México), Antonio Muñoz Molina (Espanha), e vários outros.

A literatura brasileira também marcará presença na Feira do Livro, com o estande “Destinação Brasil”, que em sua quarta edição contará com a participação de 19 editoras e 12 autores brasileiros, entre eles Ignácio de Loyola Brandão, Claudia Lage, Raphael Montes, Paula Pimenta, Rubens Figueiredo, Antonio Prata, e outros.

O evento

Fundada pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo, o que a distingue de outras grandes feiras que acontecem no mundo.

Assim, nos dias 28 de novembro a 06 de dezembro, das 9h às 21h, milhares de leitores do mundo todo podem desfrutar de encontros com seus autores preferidos, além de conhecer os novos lançamentos e participar de mais de três mil atividades. Sendo que nos dias destinados aos profissionais, o evento será aberto ao público apenas das 17h às 21h.

Já nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro, de 09h às 17h, a FIL Guadalajara recebe mais de 20 mil profissionais do mercado editorial internacional, como ilustradores, escritores, editores, tradutores, agentes literários, distribuidores, bibliotecários, entre outros, que se reúnem para fazer negócios e participar de oficinas e seminários.

Programação

Portanto, durante nove dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, com direito a palestras, lançamentos de livros, oficinas, exposições, sessões de autógrafos, exibição de filmes, apresentações artísticas, e muito mais.

Tudo isso nos já consolidados espaços “Latinoamérica Viva” e “Salón de la Poesía”, no Encontro Internacional de Contistas, no Festival Europeu de Literatura e no Encontro de Dramaturgias Latino Americano. Assim como na segunda edição da “La FIL también es Ciencia”, que contará com a presença de 40 reconhecidos cientistas e divulgadores da ciência, e na terceira edição da “Área de Libro Electrónico”.

Há também a tradicional “FIL Niños”, um espaço especialmente dedicado ao público infantil, que nesta edição será inspirada nas obras de grandes autores da literatura universal, como Lewis Carroll, Arthur Conan Doyle, Jules Verne, Rudyard Kipling, Isaac Newton, e outros. Além de contar com 14 oficinas, assim como apresentações artísticas, salas de leitura e encontro com autores e ilustradores da literatura infantil, e muito mais.

Sendo que, uma das novidades desta edição será a “Área Comic” e a inauguração do “Salón Literario” pelo prestigiado escritor e ensaísta britânico Sir Salman Rushdie, além do primeiro “Encuentro Nacional de Booktubers” e da realização da iniciativa “Impacto 0”, em parceira com a Infinitum, que através de diversas ações busca reduzir o impacto ambiental que produz o evento e assim preservar o meio ambiente.

Confira a programação completa no site oficial da FIL Guadalajara.

0 Comments:

Postar um comentário